sexta-feira, 19 de agosto de 2011


Culinária pernambucana desembarca em festival
gastronômico em Nova Iorque

                                                              Para a entrada, o chef vai preparar uma nova versão da tradicional casquinha de caranguejo
     Entre os dias 7 e 10 de setembro, Nova Iorque, nos Estados Unidos, vai virar Brasil, ou até Pernambuco. Isso porque o jovem chef de cozinha Thiago Freitas vai representar a culinária pernambucana no festival gastronômico Taste of Recife, na cidade norte-americana

O evento no Restaurante Alfama faz parte das ações da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) nos Estados Unidos devido ao Brazilian Day, do qual o Estado participa pela primeira vez. O festival será aberto ao público.

O chef Thiago Freitas é uma das revelações da cena gastronômica de Pernambuco com apenas 26 anos. Formado em Gastronomia e Segurança Alimentar pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), passou por renomados restaurantes do Estado como La Campanina e Verdicchio até abrir seu próprio restaurante, o Thaal, que propõe um mix de tradição e contemporaneidade.

Como opções de entrada, o chef optou pela tradicional casquinha de caranguejo em uma versão renovada, além de uma receita com macaxeira, inhame e batata doce em forma de creme gratinado sobreposto por carne de sol e um caldo de maxixe com isca de camarão e chips de batata doce.

Já os pratos principais escolhidos foram a peixada pernambucana, que ganhou uma nova apresentação, cupim acompanhado de poeira de marola, uma espécie de farofa feita a partir de bolacha com goiabada e aligot de mandioquinha. Também serão servidos stinco de cordeiro acompanhado de risoto de milho verde cremoso, finalizado por couve crocante, e uma receita de camarão acrescido de cubos de manga, finalizado por semente de abóbora.

Como sobremesas, Thiago Freitas optou por apresentar três pratos à base de frutas tropicais. Uma versão cosmopolita do bolo de rolo servido como um petit gateau quente de goiabada e sorvete de nata, cartola em uma versão repaginada e a cocada que, nas mãos do chef, ganhou um aroma suave de gengibre e migalhas de rapadura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário