quarta-feira, 17 de agosto de 2011



Brasília - Como forma de democratizar o acesso ao conhecimento, em 2001, o Sebrae criou o programa Educação Sebrae – cursos a distância pela internet, que está comemorando 10 anos com sucesso. O primeiro curso contou com a participação de três mil pessoas e em 2002, o número de alunos superou a expectativa, com 34 mil inscritos. Em 2005, houve um surpreendente aumento no número de inscrições, que ultrapassou 200 mil.

Ao longo de 10 anos, o projeto de educação a distância do Sebrae foi se desenvolvendo e aprimorando suas ferramentas, sempre na busca por melhores práticas para o trabalho dos tutores. Em junho deste ano, o projeto conquistou o prêmio e-Learning Brasil na categoria Relevante Contribuição Social.

Em meio a esta repercussão positiva, o Sebrae elaborou um referencial sobre educação empreendedora para fundamentar e orientar a implementação de todas as ações e soluções educacionais da instituição. O documento propõe estratégias para que se formem pessoas capazes de enfrentar problemas, de definir soluções e buscar alternativas nos terrenos profissional, pessoal e social.

“Quando começamos, o programa era novidade para nós e para o público. Mas tínhamos o diferencial de estar sempre presente na vida do aluno e fazer educação a distância, não distante”, afirma a coordenadora do Aprendendo a Empreender, Nara Liane.
O projeto de Educação a Distância conta com 115 tutores responsáveis pelo acompanhamento dos participantes e que ajudam na utilização dos recursos virtuais e a tirar dúvidas. “Gostaria de agradecer nosso tutor, o Ehuinder, que a todo momento nos motivava” declarou a aluna Isabel Goudard. Inclusive, foi no curso a distância que aprendi como fazer para se obter um domínio na internet e hoje já estamos montando nosso site”, fala entusiasmada.

Em 2010, os cursos superaram a marca de um milhão de participantes.Pesquisa do Sebrae verificou que 53% dos alunos entrevistados constataram aumento no seu faturamento. O estudo mostrou também que 87% dos participantes disseram ter melhorado sua capacidade de planejamento e 60% dos estudantes terminaram os cursos dispostos a abrirem suas empresas. “Isso mostra que além de contribuir para a qualidade das empresas existentes, os cursos alavacam o empreendedorismo, ao estimularem a abertura de novos negocios”, diz o analista da Unidade de Atendimento Individual, Rodrigo Estrela.

Aprender a Empreender, Análise e Planejamento Financeiro, Como Vender Mais e Melhor, D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios, Atendimento ao Cliente, Gestão de Cooperativas de Crédito, Boas Práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança, Empreendedor Individual e Iniciando um Pequeno e Grande Negócio são os cursos oferecidos a distância pelo Sebrae.

Para participar dos cursos do Sebrae pela internet, o interessado deve acessar o endereço
http://www.ead.sebrae.com.br e preencher um cadastro. Depois, gratuitamente, pode escolher o curso que pretende fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário